ADITAMENTO FIES 2020 – Como Fazer, Simplificado, Não Simplificado

Se você utiliza o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, com certeza precisa entender o processo do Aditamento Fies 2020. Ele se refere à renovação semestral dos contratos de financiamento, uma etapa que deve ser feita periodicamente com o objetivo de manter o benefício em ordem.

O Fies é um programa do governo que permite que alunos, que cumpram alguns pré-requisitos, possam cursar universidades privadas. Com o benefício do Fies, o candidato não pode deixar de fazer o aditamento, pois, mesmo sendo um procedimento muito simples, é de extrema importância. Caso o Aditamento não seja feito, o financiamento pode ser retirado.

Se você ainda não entende como funciona o Fies 2020 no que diz respeito o processo da renovação de contrato, saiba neste artigo o que é o aditamento para garantir a permanência no programa. Aqui, você lerá todos os detalhes. Veja!

Aditamento FIES 2020

Se você é um dos beneficiários FIES 2020, é necessário comprovar através de documentação que você permanece estudando na universidade. A confirmação deve ser feita todo semestre, pois caso contrário o direito ao Fundo de Financiamento é perdido. Esta comprovação é chamada de Aditamento.

Aditamento Fies 2020

O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento:

  • Simplificados
  • Não simplificados

Ambos os tipos de aditamento deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

Aditamento Simplificado

Aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento estudantil, ou seja, este aditamento ocorrem em situações em que nada precise ser alterado. O estudante deverá seguir o seguinte processo:

  • Acessar o sistema, verificar se as informações estão corretas e, caso esteja tudo em ordem, faz a confirmação eletrônica dos dados.
  • Depois disso, o aluno tem que comparecer à CPSA e retirar o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), que deverá vir assinado pelo presidente ou pelo vice-presidente da Comissão.

Aditamento Não Simplificado

Já com relação ao Aditamento Não Simplificado, o ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante. Essa situação ocorre quando existe algum tipo de mudança no contrato, como troca de fiador, alteração da faculdade em que o estudante está matriculado, necessidade de aumento do prazo de pagamento, atraso da parcela trimestral de juros Fies, entre outras alterações.

No caso do Aditamento Não simplificado, o aluno também deve procurar, o mais rápido possível, a CPSA, a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento.

Como fazer o Aditamento Fies

Como já foi mencionado, realizar o aditamento FIES é simples e pode ser feito pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) ou pelo SisFIES (Sistema Informatizado do FIES).

Ao acessar o SisFIES, diversas informações sobre o aluno vão aparecer. É essencial conferir se estão corretas a fim de evitar que haja a necessidade de reiniciar-se o processo.

Veja, a seguir, como é fácil fazer o Aditamento Fies 2020:

Aditamento Fies 2020
  • Acesse sisfiesaluno.mec.gov.br;
  • Nos espaços indicados, digite seu CPF e senha.
  • Para acessar o sistema, clique em Entrar.

Muitos alunos acreditam que simplesmente conquistar o FIES é suficiente, mas isso não é verdade. Depois da conquista do Fundo de Financiamento, é necessário realizar os procedimentos para garantir o FIES até o fim.

Prazo do Aditamento

Os prazos específicos para o aditamento do FIES são divulgados semestralmente por meio do site oficial do Ministério da Educação e de suas redes sociais, sendo necessário acompanhar sempre que possível.

Confira:


Primeiro Semestre: De acordo com os anos anteriores, o aditamento do primeiro semestre começa em dezembro e termina no final de março do ano seguinte. O prazo dado pelo Ministério da Educação é bem longo justamente para que o estudante tenha tempo suficiente para realizar o processo.


Segundo Semestre: No Fies segundo semestre 2020 o prazo é mais curto, mas ainda assim muito tranquilo. Começa em julho e termina no final de agosto.


Normalmente, o prazo do Fies aditamento fica próximo à data da matrícula das principais universidades particulares do país. Nem todas as universidades oferecem o FIES, então é necessário conferir se a universidade de sua preferência está incluída entre as opções.

No caso da matrícula de sua universidade ser realizada apenas uma vez por ano, o aditamento do FIES 2020 não muda suas etapas acontecendo semestralmente.

Saber sobre o funcionamento do programa, sobretudo a importância do aditamento FIES é fundamental para que você obtenha a condição necessária para estudar pagando de forma parcelada em uma instituição privada. No site do FIES MEC você pode obter mais informações sobre ele e garantir que você esteja a par de todo o necessário para tê-lo até o final de seu curso.

Caso não tenha entendido alguma informação citada acima sobre o Fies aditamento 2020, deixe sua dúvida nos comentários e responderemos assim que possível. Boa sorte!

Deixe um comentário