CAIXA FIES 2020 – Aditamento, Juros, Novo Fies, Boleto

A Caixa Econômica Federal, juntamente com o Banco do Brasil são as instituições bancárias financiadoras do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Nesse artigo, iremos fornecer todos os detalhes sobre como funciona o financiamento pela Caixa FIES 2020.

A Caixa Econômica Federal é o banco que possui mais clientes no Brasil. Com agências ou postos do Caixa Aqui em todos o municípios, o banco possui abrangência popular, graças as baixas taxas oferecidas aos clientes.

Se você quer saber mais informações sobre o Caixa Fies, como por exemplo: emitir boleto, tipos de financiamento e juros, nos acompanhe nesse artigo e saiba tudo que é necessário para você conseguir sua vaga através do financiamento estudantil.

Caixa FIES 2020

Como já é de conhecimento, a Caixa Econômica Federal é um banco estatal e o FIES é um programa criado e mantido pelo Governo Federal em parceria com o MEC – Ministério da Educação, cujo intuito principal é o de disponibilizar o financiamento dos cursos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras privadas e as quais devem ter avaliação positiva no MEC.

Caixa FIES 2020

De maneira geral, quando um estudante consegue obter o financiamento de seus estudos, ele precisará escolher qual banco será a instituição responsável pelo seu FIES 2020.

Dessa forma, será necessário se dirigir a uma agência, da Caixa ou do Banco do Brasil e apresentar toda a documentação necessária como:

  • Matrícula na faculdade;
  • Comprovantes de rendimentos;
  • Outros documentos que comprovam a sua situação financeira e de seus familiares próximos.

Por outro lado, é importante lembrar que o Financiamento pode chegar até 100% e como o programa foi criado para auxiliar o maior número de estudantes brasileiros que possuem interesse em dar continuidade aos seus estudos, mas que não tem condições financeiras suficientes para arcarem com as despesas mensais, o FIES acabou sofrendo algumas alterações e nisso ganhou o nome de “Novo FIES”.

Novo FIES 2020

O Novo FIES já está em vigor e com isso apresenta algumas alterações se o compararmos aos anos anteriores como, por exemplo, as taxas de juros. Em relação a isso, o FIES agora possui duas modalidades:

  • FIES juro zero
  • P-FIES

Para entender melhor o funcionamento de ambos, detalhamos as informações abaixo:

Caixa FIES 2020

Fies Juros Zero: Nessa primeira modalidade, o FIES juros zero, o aluno beneficiado é aquele que possui como renda familiar o valor máximo de até 3 salários mínimos.

Nessa situação, o contemplado pelo financiamento pagará as prestações do seu FIES com valores que respeitem o limite de sua renda familiar per capita mensal e com a diminuição considerável de encargos.


P-FIES: Já com a modalidade do P-FIES, por sua vez, o estudante que será contemplado com esta modalidade é aquele que possui uma renda familiar per capita mensal máxima de até 5 salários mínimos.


Juros FIES

Com as novas alterações, como a das modalidades de juros, por exemplo, muitas pessoas, em especial os estudantes interessados ficam em dúvida quanto a porcentagem estabelecida pelo programa de Financiamento Estudantil.

De acordo com as novas regras do FIES 2020, a taxa de juros ficou assim estabelecida:


01. Os estudantes contemplados na primeira modalidade (ou Juros zero), não terão com o que se preocupar, pois como o próprio nome diz, os juros são zerados.


02. Já os estudantes contemplados na segunda modalidade, ou seja, pelo o P-FIES deverão observar as taxas praticadas pelos bancos financiadores, cuja porcentagem pode alterar de uma instituição para outra.


No caso da Caixa Econômica Federal o candidato poderá conhecer melhor as taxas de juros praticadas pela instituição, através do seu simulador, o qual apresenta o valor de 6,5% para todos os contratos.

Entretanto, o mais recomendado é que o estudante que procure uma agência da Caixa FIES para verificar diretamente com o funcionário competente se existe outras possibilidades de acordo com a sua situação.

Logo abaixo você poderá visualizar quais são as exigências mínimas para conseguir o Fies Caixa:

  • É necessário que você tenha realizado pelo menos uma vez a prova do Enem a partir de 2010;
  • Precisa possuir média de nota acima de 450 pontos no Enem;
  • Não pode zerar a redação da prova do Enem;
  • É necessário possuir uma conta corrente na agência da Caixa onde será assinado o contrato.

Boleto Caixa FIES 2020

Para os candidatos que conseguirem o tão sonhado financiamento para os seus estudos, saibam que a Caixa Econômica passará a enviar o boleto FIES com uma antecedência de aproximadamente 10 dias para a realização do pagamento.

Desta forma, é importante que você mantenha o seu endereço atualizado para poder receber normalmente a correspondência, mas se por algum motivo o boleto não chegar a sua casa você pode solicitar a emissão da segunda via do mesmo.

Para isso é só fazer o seguinte:

Caixa FIES 2020
  • Acesse o site da Caixa https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Boleto/BoletoOnline2.asp;
  • Informe o número do seu CPF e/ou contrato;
  • Digite a sua data de nascimento;
  • Digite o código verificador;
  • Depois, clique em “Iniciar Operação”.

Esperamos ter ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas a respeito do Caixa Fies 2020. Caso tenha restado alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder o mais breve possível.

Deixe um comentário