COMO FUNCIONA O FIES 2020 – Inscrição, Documentos, Resultado

O Fies é mais um dos incentivos do Governo Federal para a ocupação de vagas destinadas ao ensino superior, em universidades particulares de todo o Brasil, dando algumas facilidades para o pagamento da matrícula e mensalidades. Sendo assim, a sempre uma expectativa muito grande de saber como funciona o fies 2020 e de como realizar a sua inscrição no programa.

Muitos jovens e adultos aguardam sempre pela abertura de novas vagas, que sempre são feitas duas vezes por ano. No entanto existem algumas pessoas que não conhecem sobre esse programa e acabam perdendo uma oportunidade importante para o ingresso em instituições acadêmicas de ensino superior.

Por isso vamos trazer todas as informações necessárias para que você consiga fazer a sua inscrição e possa então ingressar no curso através do Fundo de Financiamento Estudantil. Confira!

Como Funciona o Fies 2020

O Fies 2020 é um dos principais programas educacionais do Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação para a entrada de novos alunos em instituições de ensino superior, e como já foi dito, abre oportunidades pelo menos duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo.

Como Funciona o Fies 2020

O programa proporciona aos candidatos que desejam realizar a inscrição, bolsas de estudos parcial ou integral de 50% ou 100%. Varia muito do seu comprovante de rendimento.

Para obter o financiamento do Fies é necessário ter um fiador solidário ou Convencional no qual irá garantir o seu pagamento. Tendo o seu financiamento aprovado pela Caixa Econômica Fies ou Banco do Brasil, você poderá estudar pagando somente metade do curso ou sem custo nenhum até acabar os seus estudos.

No portal do programa você poderá participar das inscrições Fies 2020 assim que as mesmas forem divulgadas pelo MEC. Por isso, é muito importante que você fique atento a todas as datas disponibilizadas por meio do Fies 2020.

Inscrição para o FIES 2020

Antes de realizar a sua inscrição é necessário que o candidato confira quais são os requisitos para se inscrever no Fies 2020. Isso serve para que se tenha um controle de pessoas para o ingresso, já que é um dos programas educacionais mais procurados pelos candidatos de todo o Brasil.

Desta forma, é preciso atender aos seguintes requisitos. Veja:

Como Funciona o Fies 2020
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa;
  • Participar de alguma das edições do Enem a partir de 2010;
  • Ter obtido no Enem uma média de no mínimo 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • Podem ser graduados e não graduados.

Obedecendo os requisitos abaixo, veja o passo a passo a seguir de como realizar a sua inscrição no Fies 2020. Acompanhe:


Passo 01. A inscrição para o Fies 2020 pode ser feita diretamente no site do programa por meio do link: http://fies.mec.gov.br/ e espere a pagina carregar completamente.


Passo 02. Logo após, você deve inserir todos os dados que serão analisados. Ao fim será gerada uma lista de aprovados para a próxima fase.


Passo 03. Nesta fase, você precisa somente comprovar os dados preenchidos e também cumprir com todos os cronogramas, de inscrição, que envolve até a assinatura do contrato junto à Caixa, para que você consiga dar início aos estudos.


Passo 04. Após a validação das informações, o estudante ou Fiador deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.


Documentados solicitados

A inscrição do Fies é um procedimento bem peculiar de ser realizado, pois, além de marcar o agendamento, você terá que ter em mãos uma serie de documentos para apresentar na faculdade. Como:

  • Documento de Identificação, como RG, CF;
  • Comprovantes de Residência;
  • Comprovantes de Rendimento.

Resultado FIES 2020

Assim como a inscrição, o resultado também é divulgado por meio do site do programa, de modo que você somente precise, comprovar os dados e realizar a assinatura do contrato para que possa então ocupar a sua vaga.

Para consultar o Fies resultado você deverá:

Como Funciona o Fies 2020
  • Acesse http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login;
  • Digite seu CPF e Senha;
  • Clique na opção Não sou um robô;
  • Clique em Entrar;
  • Em seguida vá para a página de resultado.

Pode acontecer de demorar um pouco até que seja validado o contrato, mas você já pode dar início aos estudos até que a situação seja confirmada, já que isso depende do órgão federal para que possa de fato dar início.

O Fies é mais uma das formas de dar entrada no meio acadêmico. Mesmo tendo que pagar toda a mensalidade de volta, você só faz isso depois de formado. Desta forma, ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos.

Saber como funciona o FIES 2020 é uma grande oportunidade para que você consiga de fato começar o curso de sua escolha. Veja a data de inscrição e garanta a sua vaga dentro da instituição desejada. Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito acima, deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!!

Deixe um comentário