FIES ALUNO 2020 – Como fazer Aditamento, Site, Login, Cadastro

O Fies Aluno 2020 é o sistema informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (mas conhecido como SisFies Aluno). Ele acompanha o estudante durante todo o curso, com o objetivo de facilitar a renovação de contrato ou atualizações cadastrais a cada semestre.

O Fundo de Financiamento Estudantil tem ajudado muitos candidatos a realizar o sonho da faculdade. Esse programa, desenvolvido pelo Ministério da Educação, financia cursos superiores em instituições privadas, com uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno, por sua vez, só paga a dívida após conseguir o diploma.

Quer saber mais sobre esse sistema e como ele beneficia tantos estudantes? Nos acompanhe ao longo desse artigo e fique por dentro de todas as principais informações sobre o Fies Aluno. Confira!

FIES Aluno 2020

O Sistema Informatizado do Fies (SisFies) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de facilitar a vida dos estudantes que contratam o financiamento estudantil. Através do site, é possível se inscrever no programa, atualizar dados cadastrais, realizar o aditamento semestral e até mesmo transferir o Fies para outro curso.

Os serviços online também facilitam e agilizam as atividades da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição de ensino.

O endereço eletrônico para acessar o portal do Sisfies Aluno é http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login. Para fazer o login no sistema, é necessário:

FIES Aluno 2020
  • Acessar o link acima;
  • Ter em mãos o número do CPF e a senha
  • Confirmar a verificação de segurança;
  • Clicar em Entrar.

Cadastro no Fies Aluno

Se você tentou fazer o login e não conseguiu, saiba que é de caráter obrigatório fazer o cadastro gratuito. Ao se cadastrar você terá acesso livre ao Sistema do Fies Aluno para acompanhar todas as informações do seu financiamento durante o curso.

Para fazer o cadastro, siga os passo abaixo:

FIES Aluno 2020
  • Acesse http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/solicitar-acesso-usuario;
  • Digite seu CPF e data de nascimento;
  • Clique em Não sou um robô;
  • Em seguida, clique em Prosseguir;
  • Digite todos os dados solicitados.

Depois de se cadastrar no Fies Seleção, é preciso que o candidato acesse o Sistema Informatizado do Fies para concluir a inscrição. O prazo para isso é de até dois dias úteis subsequentes.

Qual a diferença do Fies Aluno e Fies Seleção?

O Fies Seleção foi criado para receber as inscrições dos candidatos.

Já o Fies Aluno é um sistema que acompanha o aluno durante todo o curso, afinal, é utilizado para atualizar informações cadastrais e fazer aditamentos.

Portanto, são dois sistemas diferentes, mas que se complementam.

Fies Aditamento

Se você é um dos beneficiários FIES, é necessário comprovar através de documentação que você continua estudando na instituição. A confirmação deve ser feita todo semestre, caso contrário o direito ao Fundo de Financiamento é perdido.

Esta comprovação é chamada de Fies Aditamento. Eles são classificados da seguinte forma:

  • Aditamento de renovação semestral
  • Aditamento Simplificado
  • Aditamento não simplificado

Eles deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.

Como fazer o Aditamento Fies

Como já foi mencionado, realizar o aditamento FIES é simples e pode ser feito pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) ou pelo SisFIES Aluno (Sistema Informatizado do FIES).

Ao acessar o SisFIES, diversas informações sobre o aluno vão aparecer. É importantíssimo conferir se estão corretas a fim de evitar que haja a necessidade de reiniciar-se o processo.

Veja, a seguir, como é fácil fazer o Aditamento Fies:

FIES Aluno 2020
  • Acesse sisfiesaluno.mec.gov.br;
  • Nos espaços indicados, digite seu CPF e senha.
  • ara acessar o sistema, clique em Entrar.

De acordo com os anos anteriores, o aditamento do primeiro semestre começa em dezembro e finaliza no final de março do ano seguinte. O prazo dado pelo FIES MEC é bem longo justamente para que o aluno tenha tempo suficiente para realizar o processo.

No segundo semestre Fies o prazo é mais curto, mas ainda assim bem tranquilo para os estudantes terem tempo suficiente. O prazo inicia em julho e termina no final de agosto.

Como se Inscrever no FIES

A inscrição no programa do FIES não é realizada pelo Portal FIES Aluno 2020, mas sim pelo Fies Seleção. O passo a passo é bem simples:

FIES Aluno 2020

Passo 01: O estudante deve clicar no botão “Fazer inscrição” e preencher os dados solicitados, ou seja, CPF e data de nascimento. Dessa forma, o sistema verificará se a nota obtida no Enem é suficiente para ter direito ao financiamento.


Passo 02: No ato da inscrição Fies 2020, o aluno precisa criar uma senha de acesso. Esse dado será utilizado para fazer o login no Sisfies Aluno, juntamente com o CPF.


Os requisitos para se candidatar no Fies são:

  • Ter participado do Enem a partir de 2010 e ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas.
  • Também é importante não ter zerado na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo sobre Fies Aluno 2020. Caso tenha restado alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te responder o mais breve possível.

Deixe um comentário