FIES SEGUNDO SEMESTRE 2020 – Inscrições, Requisitos, Resultado

Os estudantes brasileiros que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não conseguiram se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil no primeiro semestre do ano, poderão se preparar para tentar a sorte no Fies Segundo Semestre 2020.

Esta é uma grande vantagem disponibilizada pelo programa, pois, como o seu processo de seleção é realizado duas vezes no ano, os candidatos do Enem tem duas chances de estar se inscrevendo e solicitando os serviços concedidos pelo Fies 2020.

Elaboramos este conteúdo com o intuito de trazer maiores informações aos estudantes interessados em saber melhor como funciona o segundo semestre do Fies 2020. Portanto, continue acompanhando o artigo a seguir e esclareça todas as suas dúvidas. Vamos lá!

Fies Segundo Semestre 2020

O Fies, como muitos sabem, realiza o seu processo seletivo em duas etapas do ano, uma no primeiro semestre letivo e a outra no segundo. Com isto, as chances de um estudante conseguir o financiamento em uma boa faculdade são ainda maiores.

Fies Segundo Semestre 2020

E como o período de inscrições do Fies 2020 é geralmente curto e a concorrência alta, é muito importante que os candidatos se mantenham atentos para não perder nenhuma oportunidade.

Fique atento aos detalhes a seguir para garantir a sua vaga:

  • Normalmente são disponibilizados 4 (quatro) dias para que o estudante acesse a página do Fies aluno no segundo semestre e preencha os dados de inscrição para a pré-seleção.
  • A abertura deste período costuma ocorrer no mês de julho, depois da divulgação do resultado do Prouni.
  • É aconselhável que todos os interessados em participar do semestre Fies consultem o edital no site do programa, assim que o mesmo for divulgado. Nele constará todas as etapas e informações necessárias para o esclarecimento de qualquer tipo de dúvida.

Requisitos para participar do Segundo Semestre FIES

Outra dúvida muito comum entre os estudantes que vão se inscrever no Fies segundo semestre 2020 é a respeito dos requisitos de participação desta etapa do processo de seleção. Basta estender que as exigências são as mesmas estabelecidas a princípio.

E se deseja relembrar quais são elas, se atente para o guia a seguir. Para participar do segundo semestre Fies, o candidato precisará:

  • Ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
  • Ter obtido uma média de notas igual ou superior a 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação.

Caso você se enquadre nos requisitos mencionados acima, saiba que poderá estar participando do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil. No tópico abaixo você entenderá melhor como estar se inscrevendo no programa.

Inscrições

Como vimos, para poder participar do Fundo de Financiamento Estudantil no segundo semestre, é preciso atender a alguns requisitos. Mas, caso o estudante esteja ciente disso e se enquadre nas situações acima, poderá prosseguir sem maiores problemas para o processo de inscrição na pré-seleção.

As inscrições devem ser feitas através do site do Fies Seleção, e como o período para realizar este procedimento tem em média quatro dias, é preciso de muita atenção para não perder a oportunidade de conseguir um financiamento.

As datas corretas constam no cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil, este que pode ser encontrado no edital, acessando a plataforma online do Fies.

Após consultá-lo e verificar que o período de inscrição já está aberto, basta seguir os passos abaixo:

Fies Segundo Semestre 2020

Passo 01. Acesse o site do Fies Seleção através do endereço http://fiesselecao.mec.gov.br/ e aguarde a página carregar.


Passo 02. No primeiro acesso, informe o número do seu CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastre uma senha para acessar o sistema.


Passo 03. Após isto, o estudante receberá uma mensagem no e-mail para validar o cadastro. Valide-o para poder prosseguir com o processo.


Passo 04. Depois de validar todas escolha um curso e a instituição financeira participante do Fies desejada.


Passo 05. O estudante precisará validar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino escolhida, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição Fies 2020.


Passo 06. Feito isto, o aluno, e se for o caso, seu(s) fiador(es) precisarão se dirigir a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, válidos a partir do terceiro dia útil imediato à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar o contrato do financiamento.


Pronto! Seguindo os passos acima, você conseguirá estar se inscrevendo no segundo semestre Fies. No momento da inscrição, o estudante irá escolher o banco disponível de sua preferência, assim como a agência desejada para ser o seu agente financeiro do programa.

Resultado

O resultado do segundo semestre Fies, assim como o do primeiro, é um dos momentos mais aguardado por todos os estudantes que estão participando do processo de seleção, afinal, através dele é possível saber se você conseguiu o financiamento desejado.

É muito fácil consultar o resultado do Fies 2020, aprenda:

Fies Segundo Semestre 2020
  • Acesse o Fies Seleção http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login;
  • Preencha com seu CPF e Senha cadastrada;
  • Marque a opção Não sou um robô;
  • Clique em Entrar.

Geralmente ele é divulgado no próprio site do Fundo de Financiamento Estudantil poucos dias após as inscrições e só tem uma única chamada. E para não perder o prazo, consulte sempre o cronograma do programa e se atente as datas estabelecidas no mesmo.

Depois de ter acompanhado estas valiosas informações a respeito do Fies Segundo Semestre 2020, atente-se ao cronograma e não deixe nenhuma etapa do processo de seleção passar em branco.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!

Deixe um comentário