INSCRIÇÃO FIES 2020 – Como se inscrever, Requisitos, Contratação

O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos principais programas do Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação, por meio do FIES 2020 é possível que o candidato entre em uma Universidade de Ensino Superior Privado por meio de um financiamento parcial com 50% ou integral 100% do curso.

Ao total já foram mais de 600 mil alunos formados pelo FIES. O programa facilita a vida de muitos estudantes que desejam continuar a estudar, porém não tem condições de arcar com o pagamento dos cursos.

Abaixo você verá informações referente ao FIES 2020, sabendo assim a respeito de como funciona o programa, quem pode participar, como realizar inscrição e muito mais. Por isso, se você tem realmente interesse em participar do programa leia atentamente todos os tópicos abaixo. Acompanhe!

Como Funciona o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado em 1999 pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação com o intuito de promover a educação a todos que não têm condições de pagar o valor integral do curso.

Inscrição FIES 2020

O programa é destinado para jovens e adultos que desejam estudar algum curso por meio de uma faculdade particular, desta forma o FIES oferece um financiamento atribuído a graduação do ensino superior com bolsas de 50% para que o aluno pague após a conclusão do curso e bolsas de 100% para não ter nenhuma preocupação durante o curso.

Desta forma, o Fies funciona como um fiador ao aluno que não tem determinado dinheiro em mãos para a mensalidade do curso.

Quem pode se inscrever no FIES 2020

Todos os anos, milhares de jovem desejam ingressar em uma faculdade particular por meio do programa do Fies. Porém, muitos desses não sabem, mas existem requisitos a cumprir para realizar tal ingresso.

Veja abaixo o que é preciso para realizar a sua solicitação. Veja:

  • Ter participado de alguma edição do ENEM a partir de 2010;
  • Não ter concluído algum curso de ensino superior;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Ter alcançado pelo menos 450 pontos de média nas provas do exame e não ter zerado a redação.

Inscrição FIES 2020

Para todos que desejam realizar a inscrição no FIES 2020 é necessário saber que o procedimento é realizado por meio do FIES MEC. Veja o passo a passo a seguir de como realizar a sua inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil com êxito e segurança.

Confira:

Inscrição FIES 2020

Passo 01. O primeiro passo a ser dado é acessar o site do FIES por meio do link: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/e solicitar-acesso-usuário e esperar a pagina carregar completamente.


Passo 02. Feito isso, será necessário que você informe alguns dados pessoais, solicitado no sistema juntamente com a sua senha de segurança e clique em prosseguir.


Passo 03. Em seguida será possível visualizar uma variedade de cursos, escolha o do seu interesse e vá até a faculdade levando os seguintes documentos em mãos:

  • Documento de identificação, como RG,CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que é emitido pela CPSA.

Passo 04. Após a validação da sua inscrição, vá até o seu banco para a contratação do financiamento.


Contratação do Financiamento

Para que o seu financiamento do FIES 2020 seja aprovado é necessário que o candidato a vaga tenha um fiador, para que assim o banco venha regularizar a sua contratação do financiamento.

É importante ressaltar que esse procedimento precisa ser realizado até 10 dias após a sua inscrição FIES 2020.

Poderão ser contratados dois tipos de fiadores:


Fiador Convencional – É a fiança assegurada por até duas pessoas que comprovem a renda igual ou superior ao dobro da mensalidade do curso.


Fiador Solidário – Já o Solidário é um financiamento formado por um grupo de 3 a 5 estudantes que e unem para se tornar fiador um do outro.


Após regularizar todo o processo do FIES inscrição 2020 e de financiamento, é necessário saber que durante o período do curso, o estudante terá que efetuar o pagamento a cada três meses no valor máximo de R$ 150,00 reais referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

Após a conclusão do curso, o estudante terá 18 meses de carência para recompor seu orçamento. O pagamento do estudante poderá ser dividido em até 12 anos.

Realize agora mesmo a sua inscrição FIES 2020 e realize o seu curso em uma instituições disponíveis. Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito, deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe um comentário