JUROS FIES 2020 – Como Calcular, Simulador, Fies Juro Zero, Boleto

Todos os estudantes que participam do Fundo de Financiamento Estudantil, no momento em que começarem a pagar as parcelas do programa, precisarão arcar com o juros Fies 2020. No entanto, a taxa cobrada é relativamente pequena e o aluno poderá quitar a dívida conforme as suas condições financeiras permitirem.

Esta é uma grande vantagem que o Fies 2020 traz para os jovens de baixa renda que estão em busca de uma boa formação. São várias instituições de ensino superior e cursos disponibilizados pelo programa e os estudantes que já desfrutam do financiamento do programa, poderão entrar em contato com a central de atendimento do mesmo para esclarecer qualquer dúvida.

Elaboramos este artigo com o intuito de trazer maiores informações a respeito do Juros Fies 2020. Portanto, continue acompanhando as dicas passadas a seguir e não deixe que nenhuma delas passe despercebida. Se interessou? Vamos lá!

Juros Fies 2020

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies – é uma iniciativa do Governo Federal que ajuda os estudantes brasileiros que participaram do Enem com o financiamento da matrícula em instituições de ensino superior privada. Ele foi criado em 1999 e, desde que surgiu, já beneficiou mais de 2 milhões de jovens.

Juros Fies 2020

Com Fies, o aluno pode começar a quitar a dívida de sua matrícula depois da formatura, possibilitando que o mesmo consiga concluir seus estudos e encontre um emprego para pagar as parcelas futuramente.

No entanto, é interessante lembrar que, mesmo com essas vantagens, o estudante que assina o termo de contrato do Fies deverá pagar um valor maior do que o recebido no financiamento, por conta da taxa de juros. Melhor dizendo, o Fundo de Financiamento Estudantil cobra um juros de 6,5% no ano, sendo esta uma das taxas mais baixas do mercado.

Apesar de ser considerada uma porcentagem baixa, o aluno beneficiado pelo programa precisa estar ciente que irá pagar, de volta, um valor maior do que o solicitado no Fies para financiar a matrícula da faculdade.

Como calcular os Juros Fies 2020

Realizar o cálculo para saber o quanto pagará de juros no Fies, na teoria, seria uma tarefa relativamente fácil. Porém, devido a alguns critérios adotados pelo financiamento, se o estudante fizer esta a conta sozinho certamente chegará a um resultado bem distante da realidade.

Entenda melhor com o caso das parcelas trimestrais, situação esta em que os boletos são referentes ao juros do financiamento. No entanto, elas possuem um teto de pagamento, onde o estudante só paga uma parcela a cada três meses e o valor não poderá exceder uma quantia estabelecida.

Logo, mesmo que o os juros FIES 2020 excedam este valor, o aluno pagará apenas uma parte. O resto do valor referente aos juros entra na fase de quitação de dívida.

A melhor maneira de calcular os juros do Fundo de Financiamento Estudantil é fazendo uma simulação de financiamento. Com ela será possível saber, mês a mês, o quanto você precisará pagar em cada etapa do financiamento. Esta ferramenta pode ser encontrada no próprio site do Fies, bastando acessar o seguinte endereço:

Juros Fies 2020
  • http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=simulacao;
  • Depois de entrar no site, selecione a quantidade de semestres do curso;
  • Quantidade de semestres já concluídos;
  • Tipo de estudante;
  • Financiamento solicitado;
  • Valor da semestralidade;
  • Dia para vencimento;
  • No final da página, clique em “Simular”.

O sistema é totalmente automatizado, bastando que o estudante apenas preencha os campos em branco de acordo com os dados solicitados do seu Fies.

Fies Juros Zero

Recentemente o Fundo de Financiamento Estudantil passou a funcionar em um novo formato, mudando para melhor e trazendo mais vantagens para os estudantes. Melhor dizendo, o programa agora está dividido em duas modalidades, sendo que uma delas possibilita juros zero a quem mais precisa.

Com este formato do Fies, o aluno começará a pagar as prestações respeitando sua limitação de sua renda, diminuindo consideravelmente os encargos que serão pagos pelo aluno. Isto é possível porque o programa oferta vagas com juros zero para os estudantes que possuem:

  • Renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos.

Para entender ainda mais informações sobre o Fies juros zero, basta acessar a plataforma online do Novo Fies ou entrar em contato com o programa, através do número 0800-729-0001.

Boleto Fies Atrasado

O Boleto do financiamento Fies precisa ser pago pelo estudante nas datas corretas e o procedimento pode ser feito no internet banking ou na agência bancária correspondente à instituição financeira escolhida no momento do contrato do programa.

Para casos de financiamento estudantil concedido pela Caixa Fies, também será possível quitar a dívida em qualquer casa lotérica.

A seguir ensinaremos como emitir o Boleto Fies 2020 através do site através do principal banco financiador do programa. Confira:

Juros Fies 2020
  • Acesse https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp;
  • Informe o CPF/Número do Contrato;
  • Informe a data de nascimento;
  • Preencha o Código Verificador;
  • Clique em “Inciar Operação”.

Pronto! Após isto, você poderá gerar o boleto desejado e imprimi-lo para realizar o pagamento. O estudante também poderá entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para esclarecer maiores dúvidas e solicitar o documento – 0800-729-0001.

Agora que você entendeu como funcionam os Juros Fies 2020, esperamos que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas. Mas caso ainda tenha alguma pergunta a fazer, deixe-a em um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Boa sorte!

Deixe um comentário